Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/328
Type of Work: Artigos (TCC)
Title: Protótipo de aplicativo móvel híbrido com reconhecimento facial voltado a auxiliar às crianças com autismo.
Authors: Schaeffer, Gabriel
Advisor: Furlan, Anderson
Description: Protótipo de aplicativo móvel híbrido com reconhecimento facial voltado a auxiliar às crianças com autismo.
Abstract: O autismo ainda desperta muitas dúvidas nas pessoas e poucas realmente conhecem os sintomas da síndrome, no qual é definida como uma condição geral de desordens complexas no desenvolvimento do cérebro. O autismo não possui cura, mas existem algumas maneiras de melhorar a qualidade de vida do autista e auxiliar no seu desenvolvimento como pessoa na sociedade. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um protótipo que auxilie a criança autista em seu aprendizado, desenvolvimento motor e percepções, assim como, a utilização de reconhecimento de expressões faciais para ajudar o autista a reconhecer emoções em outras pessoas, melhorando a comunicação e a socialização. Realizou-se pesquisas para conhecer o autismo, as metodologias de ensino e desenvolvimento pessoal aplicadas nas crianças autistas, no qual auxiliam nas suas atividades e uma melhor maneira de estimular estas pessoas, além de verificar as necessidades em aplicativos direcionados ao autismo. O protótipo foi divulgado em redes sociais e por meio de profissionais em contato direto com autistas, assim como realizada visitas e aplicação na Associação de Amigos do Autista (AMA) e coleta de feedbacks. O projeto desenvolvido atingiu seus objetivos propostos através da análise dos feedbacks a respeito do protótipo em utilização com pessoas com autismo.
Keywords: Autismo
Reconhecimento Facial
Tecnologia Assistiva
Language: Português
Issue Date: 5-Dec-2017
Number of Pages: 43
Field of Knowledge: Tecnologia
Appears in Collections:Artigo de TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Gabriel Hahn Schaeffer.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.