Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/670
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE CERVEJA ARTESANAL TIPO PILSEN COM ADIÇÃO DE POLPA DE ACEROLA
Autor (es): Batti, Monique Machado Bez
Orientador(es): Marques, Carolina Resmini Melo
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil, e possui importante relevância econômica para o país. Os consumidores da bebida estão cada vez mais exigentes em relação ao produto. Esse fato desencadeia o crescimento das cervejas artesanais, pois estas prezam por ingredientes selecionados e de maior qualidade. O mercado de cervejas artesanais é muito competitivo e está à procura de produtos diferenciados. Por isso, a adição de frutas é uma opção viável, pois oferece sabores e aromas agradáveis à bebida. Sendo assim, foram produzidas duas cervejas do tipo Pilsen, sendo uma com adição da polpa de acerola. Ambas passaram por análises físico-químicas e sensoriais. Foram realizadas análises de extrato primitivo, extrato aparente, extrato real, graduação alcoólica, densidade, pH, cor e turbidez. A análise sensorial foi realizada por 50 julgadores não treinados, que avaliaram os quesitos de sabor, odor, aparência, coloração e intenção de compra. A caracterização físico-química apresentou resultados dentro dos parâmetros da legislação brasileira, e muito similar com outros estudos apontados na literatura. A análise sensorial obteve índice de aceitabilidade satisfatório para ambas as cervejas em todos os quesitos. A cerveja sem adição da fruta obteve médias maiores. Para acentuar o sabor da acerola no produto final é indicado realizar estudos com diferentes concentrações da fruta.
Palavras-chaves: Cerveja
Artesanal
Pilsen
Acerola
Análise Sensorial
Idioma: Português
Data do documento: Nov-2021
Numero de páginas: 26
Área do Conhecimento: Engenharia Química
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monique Machado Bez Batti.pdf848,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.