Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/707
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO ELETRÔNICO DO JOGO “PASSA OU REPASSA” PARA APLICAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO ENADE
Autor (es): Maier, Mateus Leandro
Orientador(es): Steiner, Max Gabriel
Descrição: Fabricação de protótipo para auxiliar nos estudos do ENADE, transformando a aprendizagem em algo mais atraente aos olhos do aluno, criando um ambiente mais competitivo e divertido.
Resumo em Português: Em meio as constantes inovações, o uso da tecnologia vem se tornando cada vez mais presente em vários setores da sociedade. Na educação, por exemplo, a utilização de recursos tecnológicos por sua vez, acaba aproximando os alunos do objeto de conhecimento e modificando a dinâmica convencional da sala de aula. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo a construção de um dispositivo interativo que auxilia os discentes a exercitar de forma descontraída das questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Para isso, foi realizado a montagem de um protótipo com base no game “passa ou repassa”, bem como sua programação com utilização do CLP que controla o acionamento de lâmpadas. É apresentado também neste trabalho, a validação realizada com os estudantes de Engenharia Elétrica da UNISATC, que em sua maioria considerou este método relevante para auxiliar na resolução deste tipo.
Resumo em Língua Estrangeira: The application of technology is becoming increasingly present in various sectors of society. In education, for example, the use of technological resources bring the students closer to the object of knowledge and modifying the conventional dynamics of the classroom. Therefore, this work aims to build an interactive device that helps students to practice the questions of ENADE (National Student Performance Examination) in a more interactive way. A prototype was assembled for this purpose, based on the “pass or pass” game. PLC programming was adopted to control the process. The validation and tests was done with eight engineering students at UNISATC and results show that 75% of the students approved the method
Palavras-chaves: Gamificação na graduação. Automação. ENADE. Dispositivo interativo.
Idioma: Português
Data do documento: 30-Jun-2023
Numero de páginas: 25
Área do Conhecimento: Engenharia Elétrica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Protótipo para auxiliar nos estudos do ENADE.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.