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Tipo de Trabajo: Artigos (TCC)
Título : DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO ELETRÔNICO DO JOGO “PASSA OU REPASSA” PARA APLICAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO ENADE
Autor : Maier, Mateus Leandro
Advisor: Steiner, Max Gabriel
Descripción : Fabricação de protótipo para auxiliar nos estudos do ENADE, transformando a aprendizagem em algo mais atraente aos olhos do aluno, criando um ambiente mais competitivo e divertido.
Resumen: Em meio as constantes inovações, o uso da tecnologia vem se tornando cada vez mais presente em vários setores da sociedade. Na educação, por exemplo, a utilização de recursos tecnológicos por sua vez, acaba aproximando os alunos do objeto de conhecimento e modificando a dinâmica convencional da sala de aula. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo a construção de um dispositivo interativo que auxilia os discentes a exercitar de forma descontraída das questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Para isso, foi realizado a montagem de um protótipo com base no game “passa ou repassa”, bem como sua programação com utilização do CLP que controla o acionamento de lâmpadas. É apresentado também neste trabalho, a validação realizada com os estudantes de Engenharia Elétrica da UNISATC, que em sua maioria considerou este método relevante para auxiliar na resolução deste tipo.
Abstract in Foreign Language: The application of technology is becoming increasingly present in various sectors of society. In education, for example, the use of technological resources bring the students closer to the object of knowledge and modifying the conventional dynamics of the classroom. Therefore, this work aims to build an interactive device that helps students to practice the questions of ENADE (National Student Performance Examination) in a more interactive way. A prototype was assembled for this purpose, based on the “pass or pass” game. PLC programming was adopted to control the process. The validation and tests was done with eight engineering students at UNISATC and results show that 75% of the students approved the method
Palabras clave : Gamificação na graduação. Automação. ENADE. Dispositivo interativo.
Idioma: Português
Fecha de publicación : 30-jun-2023
Número de páginas : 25
Ámbito de conocimiento: Engenharia Elétrica
Aparece en las colecciones: Artigo de TCC

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