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Tipo de Trabajo: Artigos (TCC)
Título : ANÁLISE DO COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DE AÇO SAE 8640 TEMPERADO E REVENIDO
Autor : Canever, Raul
Advisor: Curi, Elvys Isaias Mercado
Descripción : Estudo sobre desgaste de material.
Resumen: O aço SAE 8640 substitui ao aço 1045 em produtos industriais, por ter maior resistência à fadiga e fratura, além de ter melhor resistência ao desgaste. O tratamento térmico modifica suas propriedades de dureza e tenacidade, mas ocasiona algumas dificuldades durante o processo de usinagem, pela influência da temperatura e pelo desgaste adesivo que ocorre com a ferramenta de corte. Há pouca informação sobre seu comportamento ao desgaste e atrito em superfícies em deslizamento. Informações sobre o material são essenciais para a boa aplicação, economizando em custos industriais e aprimorando o desempenho dos componentes. O objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento tribológico do aço SAE 8640 temperado, revenido e sem tratamento térmico em relação ao atrito e desgaste, assim como o consumo de corrente elétrica. Para analisar o comportamento tribológico se preparou discos corpos de prova ∅ 63,5 mm e 12 mm de espessura. Estes foram submetidos a um ensaio de desgaste adesivo no tribômetro pino sobre disco, seguindo as recomendações da norma ASTM G 99. Utilizou-se como pino uma esfera de alumina Al2O3 e de aço ASTM 52100, durante os ensaios foram coletados sinais de atrito e temperatura. Depois do ensaio, avaliouse a perda de massa. Os resultados apresentaram que a perda de massa foi menor no corpo de maior dureza e maior na mostra sem tratamento térmico, as amostras tratadas termicamente apresentaram uma peca de massa de até 6 vezes menor que as amostras sem tratamento. O comportamento do coeficiente de atrito com o pino cerâmico foi menor no material temperado e revenido, porém maior sem temperar. O acréscimo de temperatura na superfície foi diretamente proporcional ao consumo de corrente.
Palabras clave : Tribologia
Adesão
Eficiência energética
SAE 8640
Idioma: Português
Fecha de publicación : 28-jun-2023
Número de páginas : 27
Ámbito de conocimiento: ENGENHARIA MECÂNICA
Aparece en las colecciones: Artigo de TCC

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