Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/587
Type of Work: | Artigos (TCC) |
Title: | A CRIAÇÃO DE UM BRINQUEDO PEDAGÓGICO PARA AUXÍLIAR A CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL EM SALA DE AULA |
Authors: | Fraga, Filipe Pacheco |
Advisor: | Vicentin, Rodrigo Casteller |
Description: | Trabalho de conclusão de curso. |
Abstract: | O objetivo deste artigo é desenvolver um brinquedo pedagógico acessível para deficiente visual de modo a promover a interação do aluno em sala de aula. O brinquedo tem a função de estimular o sentido do tato. Para o desenvolvimento do projeto fez-se necessária a utilização da metodologia proposta por Löbach (2001) a qual fala que o processo criativo é dividido em quatro etapas, são eles: preparação, geração, avaliação e por último realização. Através desta metodologia foi possível desenvolver o brinquedo com 26 peças de cada letra do alfabeto. Com o auxílio do sistema em braile, o protótipo foi desenvolvido em MDF, para auxiliar a criança totalmente cega ou com baixa visão. O produto foi aplicado e validado, seus resultados foram positivos e se mostraram relevantes de acordo com os testes realizados, bem como para os objetivos propostos nesta pesquisa. |
Keywords: | Sistema em Braile Brinquedo pedagógico Deficiência visual |
Language: | Português |
Issue Date: | Dec-2017 |
Number of Pages: | 27 |
Field of Knowledge: | Design Gráfico |
Appears in Collections: | Artigo de TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Filipe Pacheco Fraga.pdf | 639,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.