Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/587
Type of Work: Artigos (TCC)
Title: A CRIAÇÃO DE UM BRINQUEDO PEDAGÓGICO PARA AUXÍLIAR A CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL EM SALA DE AULA
Authors: Fraga, Filipe Pacheco
Advisor: Vicentin, Rodrigo Casteller
Description: Trabalho de conclusão de curso.
Abstract: O objetivo deste artigo é desenvolver um brinquedo pedagógico acessível para deficiente visual de modo a promover a interação do aluno em sala de aula. O brinquedo tem a função de estimular o sentido do tato. Para o desenvolvimento do projeto fez-se necessária a utilização da metodologia proposta por Löbach (2001) a qual fala que o processo criativo é dividido em quatro etapas, são eles: preparação, geração, avaliação e por último realização. Através desta metodologia foi possível desenvolver o brinquedo com 26 peças de cada letra do alfabeto. Com o auxílio do sistema em braile, o protótipo foi desenvolvido em MDF, para auxiliar a criança totalmente cega ou com baixa visão. O produto foi aplicado e validado, seus resultados foram positivos e se mostraram relevantes de acordo com os testes realizados, bem como para os objetivos propostos nesta pesquisa.
Keywords: Sistema em Braile
Brinquedo pedagógico
Deficiência visual
Language: Português
Issue Date: Dec-2017
Number of Pages: 27
Field of Knowledge: Design Gráfico
Appears in Collections:Artigo de TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Filipe Pacheco Fraga.pdf639,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.