Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/587| Tipo de Trabajo: | Artigos (TCC) |
| Título : | A CRIAÇÃO DE UM BRINQUEDO PEDAGÓGICO PARA AUXÍLIAR A CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL EM SALA DE AULA |
| Autor : | Fraga, Filipe Pacheco |
| Advisor: | Vicentin, Rodrigo Casteller |
| Descripción : | Trabalho de conclusão de curso. |
| Resumen: | O objetivo deste artigo é desenvolver um brinquedo pedagógico acessível para deficiente visual de modo a promover a interação do aluno em sala de aula. O brinquedo tem a função de estimular o sentido do tato. Para o desenvolvimento do projeto fez-se necessária a utilização da metodologia proposta por Löbach (2001) a qual fala que o processo criativo é dividido em quatro etapas, são eles: preparação, geração, avaliação e por último realização. Através desta metodologia foi possível desenvolver o brinquedo com 26 peças de cada letra do alfabeto. Com o auxílio do sistema em braile, o protótipo foi desenvolvido em MDF, para auxiliar a criança totalmente cega ou com baixa visão. O produto foi aplicado e validado, seus resultados foram positivos e se mostraram relevantes de acordo com os testes realizados, bem como para os objetivos propostos nesta pesquisa. |
| Palabras clave : | Sistema em Braile Brinquedo pedagógico Deficiência visual |
| Idioma: | Português |
| Fecha de publicación : | dic-2017 |
| Número de páginas : | 27 |
| Ámbito de conocimiento: | Design Gráfico |
| Aparece en las colecciones: | Artigo de TCC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Filipe Pacheco Fraga.pdf | 639,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.