Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/542
Tipo de Trabajo: Artigos (TCC)
Título : BIG BROTHER BRASIL: UMA ANÁLISE DA CONFLUÊNCIA ENTRE A AGENDA MIDIÁTICA E AGENDA PÚBLICA
Autor : Leandro, Maria Henrique
Advisor: Burigo, Lize
Descripción : Desde muito jovem, a autora do artigo sempre prestigiou o programa 'Big Brother Brasil'. A apreciação pelo programa motivou, inclusive, a vontade de se tornar uma participante do BBB e a inscrição nos processos seletivos. Contudo, ao iniciar a trajetória como acadêmica de Jornalismo, a autora despertou um outro olhar sobre o programa, do ponto de vista jornalístico. A estudante queria entender de que forma o BBB era oportuno ao jornalismo, gerando notícias.
Resumen: Este trabalho propôs identificar qual a relação entre a agenda midiática e a agenda pública ao noticiar os eventos em torno do reality show Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo. Para isso, o presente estudo trouxe uma reflexão sobre a notícia e o papel da mídia na influência do consumidor do BBB tendo como referência a Teoria do Agendamento. A análise teve como objeto de investigação o programa de infotenimento, Mais Você, da Rede Globo e a rede Social Twitter. A base do estudo considerou como principais autores Pena (2008), Wolf (2008) e Magalhães (2014). A pesquisa mostrou que mesmo após 54 anos, a teoria do agendamento é um conceito a ser considerado. Ou seja, a mídia continua pautando os assuntos que serão discutidos pela população, mas com menor poder de influência. Afinal, com o avanço da internet e das mídias sociais, essa relação noticiosa entre a agenda midiática e pública se fortaleceu e o público passou a ter voz ativa.
Abstract in Foreign Language: This work proposed to identify the relationship between the media agenda and the public agenda by reporting the events surrounding the reality show Big Brother Brasil (BBB), from Rede Globo. For this, the present study brought a reflection on the news and the role of the media in the influence of the BBB consumer with reference to Scheduling Theory. The analysis had as object of investigation the program of infotainment, Mais Você, from Rede Globo and the social network Twitter. The basis of the study considered as main authors Pena (2008), Wolf (2008) and Magalhães (2014). THE research has shown that even after 54 years, scheduling theory is a concept to be considered. That is, the media continues to guide the subjects that will be discussed by the population, but with less power of influence. After all, with the advancement of the internet and social media, this news relationship between the media agenda and public was strengthened and the public started to have an active voice.
Palabras clave : Jornalismo
Big Brother Brasil
Teoria do Agendamento
Mais Você
Idioma: Português
Fecha de publicación : 6-dic-2022
Número de páginas : 29
Ámbito de conocimiento: Jornalismo
Aparece en las colecciones: TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARIA BBB.pdf516,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.