Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/718
Tipo de Trabajo: Artigos (TCC)
Título : ESTUDO PARA TROCA DO ACOPLAMENTO DO TAMBOR DE TRAÇÃO DA CORREIA TRANSPORTADORA DA VIBRO DISTRIBUIDORA DE AGREGADOS JL 450
Autor : Junior, Humberto Luiz Locks
Advisor: Peruch, Fabio
Descripción : Trabalho de conclusão de curso.
Resumen: A vibro distribuidora de base JL450 possui um sistema de acionamento da correia transportadora feito por meio de um acoplamento que liga o eixo motor ao eixo do tambor de tração da correia. Por se tratar de um sistema que opera em condições severas, sofrendo vibração, desalinhamento e inúmeros acionamentos e desacionamentos, os acoplamentos rígidos acabam sofrendo desgaste prematuro, tendo sua vida útil reduzida. Em situações como esta, é necessário realizar a substituição por um conjunto que admita tais adversidades, para que desta forma seja prolongada a resistência e utilização do mesmo. Este estudo busca dimensionar e selecionar o modelo de acoplamento que se adeque com o sistema supracitado, admitindo suas adversidades e agravantes. Primeiramente, fora realizado o levantamento de dados com os valores do momento torsor e rotação de saída do motor hidráulico. Tendo conhecimento destes, se fez necessário calcular o torque após a redução de engrenagens que liga o motor hidráulico ao eixo motor, admitindo o coeficiente de segurança adequado para o regime de trabalho do mecanismo. Por meio do software SolidWorks® foi possível realizar a pré-seleção do modelo, de acordo com a visualização do espaço disponível para alojar o acoplamento, que posteriormente fora simulado no software Ansys® afim de simular o número máximo de ciclos que seria suportado tanto pelo novo modelo proposto quanto pelo atual utilizado na máquina. O acoplamento utilizado atualmente no equipamento suportou um ciclo total de 376 horas trabalhadas, enquanto o modelo dimensionado de acordo com os esforços e as limitações da máquina suportou o mesmo regime de trabalho por 4.544 horas, ou seja, aproximadamente 12 vezes mais que o atual. Futuramente pretende-se aplicar um plano de manutenção preventiva para aumentar ainda mais a longevidade do acoplamento projetado.
Palabras clave : Acionamento
Acoplamento
Simulação
SolidWorks
Ansys
Idioma: Português
Fecha de publicación : dic-2020
Número de páginas : 21
Ámbito de conocimiento: Engenharia Mecânica
Aparece en las colecciones: Artigo de TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Humberto Luiz Locks Junior.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.