Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/718
Tipo de Obra: | Artigos (TCC) |
Título: | ESTUDO PARA TROCA DO ACOPLAMENTO DO TAMBOR DE TRAÇÃO DA CORREIA TRANSPORTADORA DA VIBRO DISTRIBUIDORA DE AGREGADOS JL 450 |
Autor (es): | Junior, Humberto Luiz Locks |
Orientador(es): | Peruch, Fabio |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso. |
Resumo em Português: | A vibro distribuidora de base JL450 possui um sistema de acionamento da correia transportadora feito por meio de um acoplamento que liga o eixo motor ao eixo do tambor de tração da correia. Por se tratar de um sistema que opera em condições severas, sofrendo vibração, desalinhamento e inúmeros acionamentos e desacionamentos, os acoplamentos rígidos acabam sofrendo desgaste prematuro, tendo sua vida útil reduzida. Em situações como esta, é necessário realizar a substituição por um conjunto que admita tais adversidades, para que desta forma seja prolongada a resistência e utilização do mesmo. Este estudo busca dimensionar e selecionar o modelo de acoplamento que se adeque com o sistema supracitado, admitindo suas adversidades e agravantes. Primeiramente, fora realizado o levantamento de dados com os valores do momento torsor e rotação de saída do motor hidráulico. Tendo conhecimento destes, se fez necessário calcular o torque após a redução de engrenagens que liga o motor hidráulico ao eixo motor, admitindo o coeficiente de segurança adequado para o regime de trabalho do mecanismo. Por meio do software SolidWorks® foi possível realizar a pré-seleção do modelo, de acordo com a visualização do espaço disponível para alojar o acoplamento, que posteriormente fora simulado no software Ansys® afim de simular o número máximo de ciclos que seria suportado tanto pelo novo modelo proposto quanto pelo atual utilizado na máquina. O acoplamento utilizado atualmente no equipamento suportou um ciclo total de 376 horas trabalhadas, enquanto o modelo dimensionado de acordo com os esforços e as limitações da máquina suportou o mesmo regime de trabalho por 4.544 horas, ou seja, aproximadamente 12 vezes mais que o atual. Futuramente pretende-se aplicar um plano de manutenção preventiva para aumentar ainda mais a longevidade do acoplamento projetado. |
Palavras-chaves: | Acionamento Acoplamento Simulação SolidWorks Ansys |
Idioma: | Português |
Data do documento: | Dez-2020 |
Numero de páginas: | 21 |
Área do Conhecimento: | Engenharia Mecânica |
Aparece nas coleções: | Artigo de TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Humberto Luiz Locks Junior.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.